Oficinas

O V Janela Quebrada soma a sua programação, além da exibição de obras e rodas de conversa, três oficinas criativas para quem quer ter uma experiência estética que atravesse o olhar, o pensar e o criar.

ENTRENARRATIVAS - um convite ao pensamento complexo

Por Ana Luisa Lima

A oficina, animada por pensamentos fundamentais de autoras como Lélia Gonzalez, Hannah Arendt e Edgar Morin, propõe uma investigação associada a uma prática experimental de criação de imagens-textos que sejam expressão das coisas não só “do agora” mas também de um “que poderia ser”. A partir de exemplos da literatura e das artistas visuais, percorreremos modos de construções poéticas que tratam de momentos históricos distintos atravessados por narrativas pessoais e vice-versa. A cada encontro haverá discussões motivadas por trechos de livros e obras de artistas, mas o tom e o percurso das trocas estão em aberto.

Período: 24/06 – 01/07

Inscrições encerradas

CUTuCA os ZOI - laboratório sensorial da imagem

Por Ricardo Peixoto 

Vamos trabalhar com os conceitos, práticas e experimentos da percepção do olhar em suas possibilidades de estudo, como também, com o nosso material interno, já que temos as memórias de quem somos em essência e os registros da história da terra em nosso inconsciente. Assim, o material teórico se tornará vivo-org nico como fonte de transformação e ação para nós e através de nós na grande teia cósmica.

Período: 29/06 – 06/07

Inscrições encerradas

TEM MAIS IGREJA DO QUE SUPERMERCADO - criação de videoclipe

Por Carlos Dowling

A proposta da oficina é revelar o processo de criação e desenvolvimento de videoclipe[s] da música TEM MAIS IGREJA DO QUE SUPERMERCADO do último disco de Totonho e Os Cabra, SAMBA LUZIA GORDA. No processo proposto pelo presente curso livre e virtual destrinchará, revelará e discutirá o processo de concepção e desenvolvimento da versão do videoclipe como Lyric-Video, em sua versão oficial, sendo ao mesmo tempo realizado um trabalho de prospecção de versões alternativas de videoclipes da mesma música, fruto de um concurso vinculado à feitura de roteiros para o videoclipe da faixa, e derivadas técnicas e ideias inspiradas no conceito de fanfic, brevemente descrito como a ficcionalização criada e produzida por fãs e redes de afinidade que orbitam os artistas.

Período: 08/07 – 10/08

Inscrições encerradas