Debates

Os debates acontecem sempre no nosso canal no YouTube.

Live - Arte e Educação - processos compartilhados

Mediação: Arthur Lins

Com Ana Luisa Lima, Ricardo Peixoto e Ana Bárbara Ramos

O que a prática experimental pode ativar no processo educativo e no despertar para outros mundos sensíveis? Através do compartilhamento de processos ocorridos em sala de aula e em ambientes de trocas na esfera do ensino das artes, nos perguntamos acerca do papel da arte em borrar as fronteiras entre uma educação programática e disciplinadora e uma educação comprometida com a emancipação criativa através de percursos coletivos e experimentais. O que podemos (des)aprender nos processos educativos que nos direciona para uma prática artística e a gestão de novas coletividades?

Live - Estamos contentes: Temos Redes de Distribuição de filmes independentes e experimentais na Internet. O que vamos fazer agora que estamos contentes?

Mediação: Carlos Dowling

Com Daniel Queiroz, Anna Andrade e Gian Orsini

Como potenciar, amplificar e melhor modular as redes independentes de distribuição de filmes na internet? Como efetivar e ativar redes audiovisuais de filmes independentes interconectadas e interoperacionais em diversos modelos escaláveis? É possível e desejável formar células e nichos interoperáveis e retroalimentados? Tais perguntas são a base dos debates que serão derivadas nessa conversa, prospectando respostas para o mote de “Esperando Godot nos Cinemas em Rede”.

Live - Das ruas às telas, como a arte circense compõe sua virtualidade?

Mediação: Ana Moravi

Com Márcio Sá, Mariana Mareseanas e Geisla Blanco

A arte circense é essencialmente uma arte da presença, do movimento e do risco. Desafia a crença naquilo que os olhos vêem. Coloca em movimento os sonhos: de voar, de encantar, de encontrar o insólito cotidiano. Das famílias ciganas no séc. XVIII às apoteóticas companhias contemporâneas com aprendizados formais em escolas de artes circenses, palhaços, malabaristas, ilusionistas seguem se arriscando. No atual estado de distanciamento social, ir das ruas às telas foi um caminho inevitável. Essa roda de conversa virtual propõe falar sobre que desafios o intermédio das telas apontou às artes circenses e como artistas do Encontro Potiguar de Malabarismo e Circo responderam a estes desafios.

Live - Da ideia à tela: o percurso no fazer fílmico experimental

Mediação: Geissy Reis

Com Amanda Devulsky, Carol Sousa, Grenda Costa e Felipe Espíndola

Vamos conversar sobre o percurso fílmico, do que fica entre início e fim, o meio, logo, o caminho neste fazer experimental. Os erros, as estratégias, as mudanças, os insigths, as disputas, os afetos e desafetos, de todo o entorno e atravessamentos que fazem parte dessa elaboração. Enfim, nossa conversa vai girar em torno do que constitui o filme em termos processuais, desse organismo vivo que é o processo fílmico no marco do cine experimental.

Live - Mesma tela, dois dialetos

Mediação: Daniel Jesi (Big Jesi)

Com Anaju e Rafael Diniz

O computador enquanto principal ferramenta de criação. Arte gráfica e música; Vamos falar como a mesma interface pode abarcar dialetos tão distintos, complexos e complementares. Quais ferramentas usadas e como elas podem interferir na maneira de você criar e  se comunicar.

Live - Veredas se bifurcam: “Da imaginação como potência à produção como resistência.”

Mediação: Janaína Lacerda

Com Júlia da Costa Pereira, Renata Mourão, Rebecca Dantas e João Batista Silva

Os caminhos técnicos e estéticos na feitura dos filmes “Pelo ar, que é o sopro dela”, “Relatos Tecnopobres” e “Abjetas 288”, que, se enveredando em imaginários suprarrealidade, resistem e potencializam a linguagem cinematográfica por meio do possível.

Live - Vivência Sonora através do corpo

Mediação: Daniel Jesi (Big Jesi)

Com Bixarte e Isabel Nogueira

Vamos conversar sobre como a música se expande conforme o corpo que atravessa. Confronto e convergência e seus lugares de aprendizado. Da comunidade à academia; quais tecnologias de informação prevalecem para a continuação da expansão da música.

Live - Cosmologias e insubmissões da imagem: magia, ciência e arte de mundos em colisão

Mediação: Ana Moravi

Com Kalor Pacheco, Tothi dos Santos, Batuta e Inez dos Santos

A terra está febril, antropoceno sintoma. Há uma história que se abate sobre nossas existências e que nos afirma que o fim de mundo não é uma mística e tampouco é o único fim, experimentamos vários ao longo da trajetória humana: bibliotecas incendiadas, genocidio de povos originários, escravidão de povos africanos, caça aos corpos de mulheres sábias. Na medida de cada instante, como restabelecer as narrativas para transcender os fins? Como as imagens se prontificam e nos alimentam para a colisão?